terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Escritura: E agora, Senhor?    

“E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.” Josué 1:1-2
 
  Amados,
 
  Graça os conserve na Presença de Deus!
 
   Todos nós passamos por momentos decisivos. Mais cedo ou mais tarde enfrentaremos uma situação que vai exigir de nós mais do que pensamos que podemos dar.
  Deus me levou a meditar no exemplo de Josué, sucessor de Moisés. Sim, o mesmo Moisés que foi usado por Deus para resgatar aquele povo imenso do Egito; por meio de quem Deus julgou o Faraó e seus deuses com pragas; através de quem Deus abriu o Mar Vermelho, e muitas outras maravilhas.
Bem, Moisés dispensa apresentações. Mas, e Josué? Quem era Josué?
Fico imaginando o que se passou no coração de Josué quando ouviu estas palavras vindas de Deus!
Moisés pediu ao Senhor que Aarão estivesse com ele quando chegou o momento de enfrentar faraó e libertar o povo do Egito. Deus o concedeu.  
Josué não tinha ninguém ao seu ‘lado’, como Moisés teve, no caso Aarão, por um tempo!
   Será que Josué teve medo? Apesar de toda a experiência que havia tido com Deus, no tempo de Moisés, ele ainda era um ser humano, um jovem discípulo, o assistente de Moisés, e não o LÍDER daquele povo!
Não duvido que tenha tido uns momentos bem intensos de angústia e preocupação quanto a estar preparado para esta tarefa de levar o povo à terra prometida!
 É assim mesmo, amados, chega um tempo em que Deus irá tirar as nossas ‘muletas’ espirituais e até emocionais para começarmos a caminhar somente na dependência do Senhor.
Não entenda mal, Deus coloca em nossas vidas líderes, pastores, conselheiros, amigos, pessoas importantes em nossa caminhada para nos trazer direção, instrução, exortação, mas....chega o tempo em que, de certa forma, o Senhor muda a forma como caminhamos, sempre acompanhados, para dependermos MAIS E MAIS dEle mesmo.
Pode ser que a pessoa de mais importância em sua vida seja um parente muito próximo, como um pai, ou mãe, irmão ou irmã; ou ainda um cônjuge que faleceu ou se afastou; um amigo muito chegado; e neste momento você se sente ‘sem rumo’, ‘sem Norte’. Você, então, pergunta: ’E agora, Deus? O que vai ser da minha vida?
 
“Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.” Isaías 48:17
 
O pior medo, acredito, é o de se sentir perdido, sem direção, sem alvo.
Por que será que Deus chama a Si mesmo de Redentor? Porque é o do que mais precisamos nessas horas: alguém que nos salve da nossa própria falta de capacidade, experiência, sabedoria, conhecimento, poder. A gente olha o mundo lá fora, as responsabilidades, as cobranças, os perigos, as ameaças e nos enxergamos tão pequenos e incapazes de prosseguir aparentemente ‘sozinhos’.
Sabe, Deus Se mostra Salvador e Redentor exatamente nessas horas!
 Deus é tão bom que Ele entende o tipo de crise pela qual estaria passando Josué. Deus promete que estaria com Josué, assim como esteve com Moisés. Isso é que é PROMESSA! Deus ainda reforça a palavra de ânimo a Josué para não temer e não se espantar. Deus é maravilhoso.
  “Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.” Josué 1:3,5
Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”  Josué 1:5,9
E, creia, amados, o Senhor conhece as suas dificuldades, os seus ‘friozinhos na barriga’, o quanto seu coração dispara quando enfrenta certos desafios.
Não temas, pois se você tem colocado no altar tudo ao Senhor, Ele te sustentará a cada passo de sua jornada, e garantirá o êxito.   
 
“Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá.”
Salmos 27:10
Não tema, nem se desespere. Deus é Deus para ser muito mais do que você pode imaginar que precisa. Confie que Ele estará presente, pois a tua fé irá te sustentar e mover o coração de Deus.
 
Abençoe outras vidas. Encaminhe para o maior número de contatos.

Deus te abençoe.

 

Com amor e carinho,

André e Sara.

www.oministeriodapalavra.wordpress.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário