sábado, 31 de março de 2012

A mão de Deus escrevendo nossa história.

Quero fazer um resumo da história de Ester para falar ao seu coração sobre como a mão de Deus escreve a nossa história.
O rei Assuero, no terceiro ano de seu reinado, resolveu dar um banquete e neste banquete quis expor como um troféu a sua mulher Vasti. rainha da Pérsia.
Ela se recusou ser exposta e então o rei ficou indignado e chamando seus conselheiros decidiu tirar a coroa da rainha Vasti e promover um concurso para escolher uma mulher bonita para ser a nova rainha.
Neste momento aparece nesta história a figura de Mordecai, que tinha uma sobrinha chamada Ester, a qual era atraente e bonita e era criada como uma filha por Mordecai desde a morte de seus pais.
Ela foi levada ao palácio para o concurso e a Bíblia nos mostra que o rei amou mais Ester do que qualquer outra mulher e então o rei lhe colocou a coroa e lhe fez rainha no lugar de Vasti.
Mordecai que ficava assentado a porta do rei, ouviu dois guardas conspirarem contra a vida do rei, planejando o matar, e contou a Ester, ela levou a informação ao rei em nome de Mordecai e após uma investigação foi descoberta a história e os dois foram enforcados, e tudo foi escrito nos registros históricos, no livro ata, na presença do rei.
Nesta parte aparece Hamã, que foi colocado pelo rei como segundo em seu governo, e todos o reverenciavam, menos Mordecai que dizia que era Judeu e só iria reverenciar ao seu Deus.
Hamã vendo a atitude dele resolveu não só mata-lo, mas matar a todo o povo judeu, se tornando o inimigo dos judeus.
Ele enviou um decreto para todo o reinado, em nome do rei Assuero e selado por seu anel real para que que destruíssem, matassem, e fizessem perecer todos os judeus, moços e velhos, crianças e mulheres, em um mesmo dia
Mordecai ao saber disse a Ester que todos seriam mortos, inclusive ela, e falou algo maravilhoso: "Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?"
Então Ester pede que todo o povo judeu se reúna em jejum por três dias e três noites em seu favor para que ela chegue a presença do rei para falar com ele.
Ela pede que se faça uma festa onde ele e Hamã, o inimigo dos judeus estejam presentes.
Ao saber da festa Hamã fica contrariado mas ao passar por Mordecai mais uma vez ele não o reverencia.
Então Zeres, sua mulher, e todos os seus amigos lhe sugeriram: "Mande fazer uma forca, de mais de vinte metros de altura, e logo pela manhã peça ao rei que Mordecai seja enforcado nela. Assim você poderá acompanhar o rei ao jantar e alegrar-se. Ester 5:14"
E ele assim o fez, só que naquela mesma noite o rei não conseguiu dormir e pediu que trouxessem o livro ata, o livro de registros do seu reinado, e que lessem para ele.
Foi lido o registro de que Mordecai havia denunciado os dois guardas que conspiravam contra a vida do rei.
O rei pergunta qual honra foi oferecida em recompensa ao homem que salvou a sua vida e descobre que nada foi feito.
Neste momento Hamã entra na sala para pedir ao rei que enforcasse Mordecai, e o rei pergunta a ele o que fazer com um homem a quem o rei quer honrar. e Hamã pensando se tratar dele diz:
"Ao homem que o rei tem prazer de honrar,
ordena que tragam um manto do próprio rei e um cavalo que o rei montou, e que leve o brasão do rei na cabeça.
Em seguida, sejam o manto e o cavalo confiados a alguns dos príncipes mais nobres do rei, e ponham eles o manto sobre o homem que o rei deseja honrar e o conduzam sobre o cavalo pelas ruas da cidade, proclamando diante dele: ‘Isto é o que se faz ao homem que o rei tem o prazer de honrar! ’ Ester 6:7-9
E o rei ordenou que Hamã fizesse tudo isto a Mordecai.
Em meio ao banquete que Ester ofereceu ao rei ele perguntou a ela qual era o seu pedido, podendo pedir a metade do reino que seria concedido.
Ester responde ao rei: "Se posso contar com o favor do rei, e se isto lhe agrada, poupe a minha vida e a vida do meu povo; este é o meu pedido e o meu desejo.
Pois eu e meu povo fomos vendidos para destruição, morte e aniquilação. Se apenas tivéssemos sido vendidos como escravos e escravas, eu teria ficado em silêncio, porque nenhuma aflição como essa justificaria perturbar o rei". Ester 7:3-4
O rei Assuero perguntou à rainha Ester: "Quem se atreveu a uma coisa dessas? Onde está ele?" Respondeu Ester: "O adversário e inimigo é Hamã, esse perverso". Diante disso, Hamã ficou apavorado na presença do rei e da rainha. Ester 7:5-6
O rei ficou aflito pois Hamã era seu homem de confiança, e ele se levanta e vai ao jardim pensando em como resolver este problema.
Enquanto isto Hamã vai ao encontro de Ester para pedir misericórdia por sua vida, e cai em cima de Ester, no momento em que o rei entra e o vê ali.
E voltando o rei do jardim do palácio ao salão do banquete, viu Hamã caído sobre o assento onde Ester estava reclinada. E então exclamou: "Chegaria ele ao cúmulo de violentar a rainha na minha presença e em minha própria casa? " Mal o rei terminou de dizer isso, alguns oficiais cobriram o rosto de Hamã. Ester 7:8
E um deles, chamado Harbona, que estava a serviço do rei, disse: "Há uma forca de mais de vinte metros de altura junto à casa de Hamã, que ele fez para Mordecai, que intercedeu pela vida do rei". Então o rei ordenou: "Enforquem-no nela! "
Assim Hamã morreu na forca que tinha preparado para Mordecai; e a ira do rei se acalmou. Ester 7:9-10
Depois disto o rei chama Mordecai, dá a Ester todos os bens de Hamã, o constitui administrador de todos os bens e dá seu anel selo a ele.
Mordecai revoga a ordem contra os judeus, conseguindo seu livramento, por isto celebra-se a festa de Purim, a festa da sorte em que não houve um extermínio, mas houve um livramento.
Esta é a história de Ester, Assuero, Hamã e Mordecai, e agora quero falar sobre a mão de Deus sobre a nossa vida, usando como base o exemplo deste livro de Ester, que em nenhum momento fala sobre Deus, mas em todo tempo mostra a mão de Deus por trás de tudo o que acontecia.
Deus discretamente escreveu sua história, com as situações que a vida ia apresentando, com as decisões de cada um deles.
Desde o principio vemos a manifestação de Deus, quando o rei Assuero decide tirar a coroa da rainha Vasti, quando ele promove o concurso, quando Ester recebe a coroa real, Deus estava realizando seu plano divino naquele momento.
Vemos a mão de Deus sobre Mordecai quando ele descobriu a conspiração contra o rei, quando foi registrado no livro de atas do rei, quando o rei perdeu o sono na noite anterior a festa, quando na manhã Hamã pediria a morte de Mordecai...
Vemos a mão de Deus agindo quando Hamã decidiu construir aquela forca, quando ele caiu no colo da rainha Ester...
A mão de Deus estava sobre Mordecai quando ele recebeu o anel real, quando escreveu as cartas de livramento para o povo judeu.
Deus estava ali, presente em cada momento, guardando, protegendo, dando livramentos para o seu povo.
Quantas vezes Deus usa pessoas para nos abençoar sem que elas saibam, sem que nós mesmos saibamos.
Quantas pessoas aparecem em nossas vidas e sem percebermos se tornam muito importantes para nós, e quantas delas nós simplesmente desprezamos, não julgamos que sua presença vá acrescentar nada para nós e as deixamos de lado...
Amados, temos que estar atentos aos sinais de Deus, pois dificilmente conseguimos ver a mão de Deus escrevendo nossas vidas, só depois que passamos, olhando para traz podemos perceber a mão de Deus, em nossas decisões, em nossas escolhas, projetos que deram certo e ainda nos que não deram certo e hoje vemos que Deus estava ali, escrevendo sua história em nossa vida.
Faça uma retrospectiva de sua vida, tente hoje enxergar tudo aquilo que Deus fez, ele te revelará aquilo que a Sua boa mão realizou, e ainda realiza, mas muitas vezes não percebemos.
Na simplicidade do nosso dia a dia Deus nos usa para abençoarmos, para sermos abençoados, muitas vezes depois de muito tempo em um lugar percebemos que chegou o momento que faz todo sentido de estarmos ali, e nos pegamos repetindo a pergunta de Mordecai a Ester, "Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou até aqui."
Podemos ser a resposta de Deus para alguém e temos que ver as pessoas como uma resposta de Deus para nossa vida.
Preste atenção nas pessoas, não despreze os que te procuram, pois naquele momento Deus pode estar querendo te abençoar... Estejam atentos!
Que as nossas vidas sejam um louvor a Deus, que as nossas atitudes com as situações e as pessoas que a vida vem nos apresentando possam refletir a mão do Senhor escrevendo em nos a história de nossas vidas.
Hoje a minha oração é para que você ajude a escrever minha história, e que eu possa ser uma caneta nas mãos de Deus para escrever a sua história, para fazer parte dela, em ajuda, em amor e em vida!
E que Deus nos conduza até o final de nossa história nesta terra. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário