domingo, 27 de julho de 2014

Precioso Silêncio

"Cheguei, pois, a Jerusalém, e estive ali três dias. Então de noite me levantei, eu e uns poucos homens comigo; e não declarei a ninguém o que o meu Deus pusera no coração para fazer por Jerusalém. Não havia comigo animal algum, senão aquele que eu montava.” Neemias 2:11,12
 
Amados,
Graça e misericórdia de Deus sejam sobre nós.
 
Como agir com cautela numa situação delicada?
A Palavra de Deus é fonte de sabedoria para todas as circunstâncias que venhamos a enfrentar. Se buscarmos conhecer a Palavra, Deus abrirá nosso entendimento para enxergarmos estratégias poderosas que irão nos conduzir à vitória que precisamos.
Neemias era do povo de Israel, exilado em outro país, servindo de copeiro ao rei Artaxerxes, que não era de Israel.
Neemias ouve a respeito de como a cidade de Jerusalém está destruída e sente o forte desejo de visitar a cidade para tentar fazer algo por ela.
Primeiro ele ora, confessa o pecado de seu povo e pede misericórdia a Deus.
Sua cidade, Jerusalém, estava em ruínas, com as portas queimadas, um estado lastimável realmente.
Neemias expõe o caso ao rei que lhe permite ir reedificar a cidade. Ele pede ao rei os suprimentos necessários como madeira e outros para fazer a obra, assim como as permissões necessárias para atravessar os territórios de outros governantes. Deus lhe concede graça em tudo!
 “Então fui ter com os governadores dalém do Rio, e lhes entreguei as cartas do rei. Ora, o rei tinha enviado comigo oficiais do exército e cavaleiros.
 O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, ficaram extremamente desgostosos de que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel.” Neemias 2:9,10
No entanto, o inimigo estava de olho. E quando é que o inimigo está dormindo, amados? Nunca!
Quando Deus tem algo para fazer na vida de Seus filhos, o inimigo fica de olho na movimentação para tentar impedir de alguma forma.
Neemias, por 3 dias na cidade de Jerusalém, não declara a ninguém os planos que Deus colocara em seu coração.
Isso é uma lição para nós, queridos. Existem momentos em que o silêncio é uma estratégia. Até que a gente receba direção clara de Deus, não devemos ficar expondo para todo mundo o que Deus está fazendo em nossas vidas!
Caminhar com cautela, com cuidado, pode nos poupar  muitas dores e aborrecimentos.
“Assim saí de noite pela porta do vale, até a fonte do dragão, e até a porta do monturo, e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam demolidos, e as suas portas, que tinham sido consumidas pelo fogo.
 E passei adiante até a porta da fonte, e à piscina do rei; porém não havia lugar por onde pudesse passar o animal que eu montava.
 Ainda de noite subi pelo ribeiro, e contemplei o muro; e virando, entrei pela porta do vale, e assim voltei.” Neemias 2: 13-15
Como tem sido sua conduta ao enfrentar seus problemas, mas, principalmente quando você aguarda de Deus uma resposta específica?
Você tem exposto ou ‘aberto’ a situação para todo mundo?
 Veja a prudência de Neemias aqui, caminhando em segredo, e cuidando para que nada se tornasse conhecido antes da hora.
“E não souberam os magistrados aonde eu fora nem o que eu fazia; pois até então eu não havia declarado coisa alguma, nem aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos magistrados, nem aos demais que faziam a obra.” Neemias 2:16
 Seja cauteloso quando Deus colocar algo em suas mãos. Tenha cuidado sobre com quem compartilhar, e a quem pedir oração!
“Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.” Lamentações 3;26
A nossa esperança é muito preciosa, e manter-se em silêncio enquanto se espera pela resposta de Deus é a decisão mais sábia.
“Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.
 Que se assente ele, sozinho, e fique calado, porquanto Deus o pôs sobre ele.
 Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança.” Lamentações 3:27-29
Mesmo que o momento que você vive seja de arrependimento para mudar suas atitudes, a Deus somente pertence escutar sua oração. Não fique comentando com todo mundo. Nem todos entendem, e, com certeza, nem todos podem ajudar.
Busque ao SENHOR, fale a Ele, confesse a Ele e confie nEle somente. E certamente dEle virá a resposta que você aguarda.
      
           Deus abençoe.  

       Com amor e carinho,
              André e Sara
  

   www.oministeriodapalavra.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário