quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Um justo Juiz!

“Ora, havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e todos os dias se regalava esplendidamente.
   Ao seu portão fora deitado um mendigo, chamado
  Lázaro, todo coberto de úlceras;” Lucas 16:19-20
 
  Amados,
 
  Graça e Paz!
 
  A maneira como levamos nossas vidas aqui neste mundo terreno irá certamente determinar nossa eternidade.
Jesus nos apresenta duas figuras diferentes: o rico que possuía de tudo e ostentava sua riqueza pelas suas roupas e estilo de vida exuberante. Fica evidente que ele só pensava no aqui e agora, ‘curtir a vida’ da melhor maneira.
A outra figura é Lázaro, um pobre e doente mendigo, que nada tinha para ostentar a não ser sua própria miséria.
 
“O qual desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as úlceras.
    Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado.
No hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio”
Lucas 16:21-23

Que situação humilhante a de Lázaro!
 A Palavra menciona que ele fora colocado ao portão do rico exatamente para, quem sabe, dele receber alguma generosidade, e parece que o que ele recebia eram apenas as migalhas que caiam da mesa, nem mesmo algo dado pelo próprio homem rico. Pergunto-me: será que o homem rico não se importava nem um pouco com aquela situação, a de ter um ser humano como ele num estado tão miserável e digno de compaixão...
Uma coisa é certa, amados, de todas as coisas prestaremos contas diante de Deus um dia. Deus contempla todas as nossas ações, e mais, a atitude de nosso coração.

“E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado. “ Lucas 16;24,25

Deus é justo sempre. Veja que o rico teve muitas coisas boas em sua vida, mas parece que preferiu guardar para si mesmo toda aquela prosperidade. A Bíblia não menciona em nenhum momento que o rico se importasse ou se condoesse de Lázaro, mas a Palavra é clara ao declarar que cada um teve sua recompensa devida.
 Sabe o que me chama a atenção neste texto...
Deus conhece nossas ações, ainda que pareça que ninguém esteja vendo, Deus está!
Por vezes a gente fica sabendo de pessoas maldosas em suas escolhas, em suas ações, pessoas sem compaixão ou respeito ao próximo; muitas delas vivendo MUITO BEM, e parece que não existe justiça neste mundo. Pela verdade da Palavra de Deus, a recompensa vem para todos. Aos que perseveram em praticar o bem, haverá benção, e aos que desprezam a justiça, a verdade, a misericórdia também receberão o que suas obras merecem. Seja neste mundo ou na eternidade.
O rico teve um destino adequado às escolhas que fez em vida, assim como Lázaro.
 
 
“A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens. Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.
Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
   Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.”  Romanos   12:17-21

A Palavra de Deus nos orienta em todas as situações, e isto é maravilhoso. Até mesmo como tratar com o nosso inimigo, aquele que busca nos prejudicar. Todas as coisas estão descobertas sem que nada fique oculto aos olhos de Deus.
Se alguém tem buscado te fazer mal, tem te perseguido, deixe nas mãos do Senhor, pois dEle vem a recompensa.

“Eis que agora mesmo a minha testemunha está no céu, e o meu fiador nas alturas.” Jó 16:19

Siga a Palavra de Deus e a direção que vem de Deus em cada situação que esteja vivendo. Confie no Senhor que é justo em julgar todas as coisas.
Sua obediência será honrada!
Amem.

Abençoe outras vidas. Por favor, encaminhe esta palavra para o maior número de contatos.
      
           Deus abençoe.  

       Com amor e carinho,
              André e Sara
  

   www.oministeriodapalavra.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário