sábado, 12 de maio de 2012

Faça por merecer

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16.
Como está sua vida meu amado? Como está sua vida minha amada?
Eu tenho vivido dias de inverno, dias de deserto e também dias de "Céu na terra", e nesta oscilação entre dias bons e maus Deus tem me ensinado muito, tenho aprendido muitas coisas sobre a vida, sobre quem eu sou, tenho sido direcionado pelo Espirito Santo e ministrado pelo Pai.
Entre as muitas coisas que aprendi, acredito que a principal delas foi esta, "faça por merecer", faça a vida valer a pena...
Deus tem nos dado a cada dia a oportunidade de aprender com as situações e circunstâncias que aparecem a nossa frente, e o que temos feito com elas? Onde estamos depositando nossa confiança? Onde está nosso coração?
Quando me vi angustiado e me senti só eu perguntei a Deus: Porque me sinto assim?
E não ouvi Sua voz, não ouvi sua resposta, não ouvi Deus falar comigo naquele momento...
Existem dias em que as coisas parecem mais difíceis, o ônibus atrasa, as coisas não dão certo no trabalho, aparecem pessoas para "testar" nossa paciência e não vemos a hora do dia terminar para irmos para casa.
Existem dias em que o "ajuntamento" não faz sentido, o ir a igreja não é o que queremos, e então achamos que o lugar seguro é a caverna.
Eu procurei minha caverna, falei para Deus: Enquanto não ouvir a Sua voz eu não sairei daqui, não posso seguir sem sua direção, não posso dar mais um passo sozinho.
Tem momentos em que nos sentimos solitários, carentes. Estes são os momentos de deserto, e tudo o que queremos é que Deus nos tire de lá.
Eu gritei dentro da minha caverna, pedi socorro, pedi ajuda, pedi para Deus me falar algo, me animar e então ouvi a Sua voz me dizendo:
Filho, não me peça para te tirar do deserto, aprenda com ele, Adão e Eva saíram antes do tempo do jardim, e não aproveitaram tudo o que havia lá!
Eu perguntei a Ele: Mas porque o Senhor me trouxe de volta ao deserto, tenho tentado fazer tudo certo, tenho me dedicado a uma vida Cristã, e Ele me respondeu que este era o meu maior problema, tentar com minhas forças ser, ter e fazer, quando tudo o que Ele me pediu foi uma entrega...
Deus já fez TUDO por mim e por você, e a pergunta é esta, o que você e eu temos feito com isto?
Amados Deus me mostrou porque eu voltei ao deserto, para aprender, tudo o que acontece no nosso dia a dia é para aprendermos com Ele, tudo o que vivemos nesta vida é um aprendizado para a verdadeira vida, a vida eterna, conquistada por Cristo na Cruz para cada um de nós.
Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Mateus 4:1 Quem nos leva ao deserto é o Espirito Santo, e temos que aprender com estas experiências, temos que aprender a andar com a areia no rosto, muitas vezes machucando os nossos olhos, temos que aprender com a sede e a fome do deserto, temos que aprender a caminhar entre a areia instável, temos que aprender a suportar o calor e o frio...
E temos que fazer por merecer, a cada dia, a cada conversa, a cada situação e a cada pessoa colocada a nossa frente, temos que aprender com tudo e a todo tempo, aprender a amar, a ajudar a caminhar junto.
Iremos passar inúmeras vezes pelo deserto em meio a nossa caminhada, e cada vez ele se apresentará de uma forma diferente, o vento irá mudar o tamanho e a direção das dunas, o deserto será maior ou menor, mas em tudo temos que aprender com ele.
Quero colocar aqui um trecho do livro Heróis de verdade do escritor Roberto Shinyashiki, onde ele retrata a parte final do filme o Resgate do soldado Ryan para refletirmos:
Era o começo da segunda guerra mundial, e quatro filhos da senhora Ryan que morava no interior dos estados unidos são convocados para lutar na Europa.
No final da guerra, o exercito americano descobre que três dos filhos já haviam morrido,
Então o comando do exercito decide enviar uma missão especial para resgatar o único filho que continuava vivo
Comandada pelo capitão John H. Miller interpretado por Tom Hanks, uma pequena tropa enfrenta os inúmeros desafios da guerra para resgatar Ryan.
Eles passam por todos os tipos de sacrifício, muitos matam e alguns morrem, tudo para levar o rapaz de volta para sua mãe.
Até que finalmente encontram o soldado, Miller conta que os três irmãos de Ryan morreram, e que sua missão é leva-lo vivo de volta para casa, mas o soldado, cheio do patriotismo característico nos filmes de Steven Spilberg, diz que não vai abandonar os companheiros na ponte em que lutam contra o exercito alemão, antes da chegada de reforços.
Sem alternativas o capitão e sua tropa se unem a equipe de Ryan e se preparam para a grande batalha, a luta é sangrenta, e nos últimos momentos da disputa quando aviões do exercito norte americano invadem a cidade Miller é atingido, mesmo caído ele continua a atirar, os alemães começam a se entregar, os soldados emocionados correm para salvar Miller, prestes a morrer ele olha para Ryan e pronuncia suas ultimas palavras...
Faça por merecer.
No filme os nossos olhos são conduzidos aos olhos cheios de Lágrimas do jovem Ryan, e lentamente seu semblante vai envelhecendo, então avançamos no tempo, e aqueles mesmos olhos pertencem agora a um homem de cabelos brancos que visita o tumulo do capitão Miller, muitos anos se passaram, Ryan se ajoelha em frente a cruz branca, uma entre milhares e diz...
Minha família veio comigo hoje, quis me acompanhar, sinceramente não sabia como iria me sentir voltando aqui, todos os dias lembro do que me disse naquela ponte.
Tentei viver minha vida o melhor que pude, espero que tenha sido suficiente.
Pelo menos diante de seus olhos espero ter sido digno de tudo o que fizeram por mim, ele se levanta e sua esposa se aproxima, então pede a ela que confirme se realmente teve uma vida digna, se foi um homem de bem.
Ela respondeu simplesmente, sim James, você foi um homem bom,
Depois de ouvi-la Ryan faz uma continência em frente ao tumulo de Miller e caminha em direção dos familiares...

Comecei este post com um versículo e quero terminar dizendo, faça por merecer, aprenda com as circunstâncias da vida, faça com que sua vida glorifique ao Senhor, viva de tal maneira que a sua vida reflita a própria vida de Deus em ti.
Eu estou caminhando e aprendendo, sou um aluno da escola chamada vida e meu professor é meu Mestre Jesus.
Faça por merecer, e lembre-se que Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Romanos 8:32
Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário